terça-feira, 26 de novembro de 2013

DDS( Dialago Diário de Segurança) - Como usar o extintor de incêndio no seu carro - dicas de segurança

Segurança do Trabalho - Acidente Zero.

DDS - Como usar o extintor de incêndio no seu carro - dicas de segurança

Neste DDS, vamos considerar um equipamento muito precioso que a maioria dos condutores porta em seu veículo, MAS! NÃO SABEM USAR! O EXTINTOR DE INCÊNDIO! 

Ele mesmo fica ali, debaixo do banco, servindo de enfeite! No entanto, vamos ser preventivos e ver algumas dicas antes que você não precise passar "aquele Deus nos acuda" e colocar seu maior valor em risco: SUA VIDA! Antes de abordar como usá-lo, você precisa saber de algumas informações sobre esse precioso equipamento:


FIQUE ANTENADO: Há no mercado 2(dois) modelos vigentes de extintores de incêndio. Segundo as normas operacionais da IMMETRO, o primeiro consiste numa validade de 1(um)ano e normalmente é utilizado nos veículos automotores fabricados retroativamente a 2004. O segundo já é destinado aos veículos com data posterior a 2004, com uma vantagem diferenciada, a validade por 5(cinco) anos. 

Já que estamos falando de um equipamento estratégico e que pode salvar sua vida, seu extintor está vencido? Você tem o hábito de fazer essa inspeção?

SABIA QUE: Existem várias categorias atribuídas aos extintores de incêndio?

 E que são divididas em classes? 

Saiba que os extintores de porte obrigatório no veículo são da categoria ABC, de uso misto, divididos nas classes:

Classe A - Específico que combate incêndios nos estofados, painéis e nos pneus;
Classe B - Destinada a combater incêndios do próprio combustível do carro (etanol, gasolina ou diesel);
Classe C - Direcionado ao combate/incêndios aos equipamentos elétricos.

CUIDADO: Você sabia que o condutor que não portar o extintor ou for pego com o equipamento inoperante para uso, fora de validade,está incorrendo num delito de alta gravidade e sujeito à penalidade pecuniária de R$ 127, 69 e com a perda de cinco pontos na CNH?

Contudo,durante a inspeção, se houver mais irregularidades em seu veículo,seus documentos poderão serre colhidos. 

E Posteriormente tudo poderá ser normalizado após uma vistoria rigorosa no DETRAN local. Visando não dar moleza aos infratores relaxados, o DETRAN disponibiliza somente 48 horas para o condutor atualizar essas pendências! 

ENTÃO FIQUE ATENTO!



FIQUE LIGADO NAS DICAS:

Ao presenciar um incêndio em seu carro,mantenha a calma. Estacione o carro onde for seguro e não deixe ninguém no veículo;

Isole /sinalize o local com o triângulo de segurança para evitar maiores transtornos; não correndo risco de ser atropelado, concorda?
Agora é localizar o extintor (figura 1),e via de regra, fica embaixo do banco do passageiro da frente;
Não esqueça que o extintor possui um lacre e você tem de removê-lo para usá-lo, ?

Nenhum comentário:

Seguidores