quinta-feira, 20 de junho de 2013

Marketing na Internet – Web Marketing

Marketing na Internet – Web Marketing

O desenvolvimento empresarial está mudando rapidamente e levando as  empresas a se adaptarem a um modelo relacional nas suas estratégias de  marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação.

O seu potencial não é só a comunicação e informação, mas funciona cada vez mais como um instrumento de venda. Enumeram-se algumas vantagens da utilização da internet na estratégia de marketing:

1. Permite uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7dias/semana,
365dias/ano;

2. Melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens;

3. Cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais. Isto, porque o receptor/cliente pode selecionar a informação e  comunicar como melhor entender com o emissor/empresa;

4. Permite quantificar, avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;

5. O baixo custo associado a essa comunicação que se vai multiplicando uma vez que o número de utilizadores vai aumentando.

Com tudo o que está descrito, muitas vezes as suas potencialidades não são totalmente aproveitadas, sobretudo quando estamos a falar na interação com os consumidores. Sumariamente, expõem-se alguns conceitos básicos e ferramentas que o Web marketing disponibiliza:

1. Web site - onde dinamizamos a estratégia de e-marketing da empresa.
a) Site institucional: para apresentação da empresa e mostruário dos seus produtos ou serviços;
b) Site comercial: venda direta dos produtos da empresa;
c) Microsite: Web site mais pequeno que serve de suporte à comunicação que se pretende transmitir.
2. Email - caixa de correio eletrônico. Funciona como verdadeira carta electrónica e é um instrumento de comunicação direta que se envia a um ou vários destinatários.

3. Banner - área de imagem para atrair um visitante a determinado site.
Importante para ajudar a definir os alvos da comunicação.

4. Motores de busca - site de pesquisa de informação na internet através de
palavras-chave.

Para uma empresa implementar o marketing na internet, necessita antes de tudo de identificar o público-alvo, isto é, os alvos da comunicação serem  utilizadores da internet. A estratégia de marketing na internet deve estar em consonância com a estratégia de marketing definida na empresa, isto é: com o seu posicionamento, com os seus segmentos-alvo e coerência com ações de comunicação que a empresa efetua.

Como objetivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potenciar a sua imagem e notoriedade, criar valor acrescentado aos seus clientes e no caso de pretender internacionalizar-se, deve ter uma forte presença na Web alargando a sua área de influência no negócio.

Deve também definir as ações que pretende realizar on-line, definir a forma de atualização dos conteúdos do site e ter aplicações que possam medir a sua performance on-line.

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