quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ordem de Serviço sobre manutenção Hospitalar

VOT -  HOSPITAL  MATERNIDADE  (nome do hospital)

O. S. S. M. T.
Ordem de Serviço Sobre Segurança e Medicina do Trabalho.


O. S. S. M. T.-015
REV. 0 –AGOSTO/99



Assunto: E.P.I.’s  nas Atividades de Manutenção.



1.    Responsabilidade:

A chefia do setor de manutenção tem a responsabilidade de implementar juntamente  com seus encarregados e o setor de segurança do trabalho esta   O.S.S.M.T., sobre  EPI’s nas atividades de manutenção.
Todos os funcionários do setor de manutenção são responsáveis pela aplicação desta ordem de serviço.

2.    Propósito:
Assegurar que todos os funcionários que trabalham com manutenção, sejam capazes de identificar e/ou assimilar os riscos a que estão expostos e que saibam utilizar os EPI’s adequados à tarefas que executam.

3.    Política:
  3.1. Todos os funcionários que trabalham com serviços de manutenção devem ser orientados sobre EPI’s nas atividades de manutenção .
   3.2. Todos os funcionários do setor de manutenção deverão estar cientes sobre a utilização correta de cada EPI ,guarda e conservação.

4.    Seleção de EPI’s nas Atividades de Manutenção :
   4.1. Para a seleção adequada de EPI’s a serem usadas, devem ser observadas as condições de riscos existentes no local de trabalho.                                   


01/03
4.2. Somente equipamentos de proteção individual aprovados e selecionados  pela Engenharia de Segurança poderão ser utilizados no hospital.
4.3. A seleção de EPI’s deve ser revisada anualmente e/ou sempre que houver mudanças que influenciem tal seleção.

5.    Principais situações recomendadas por setores:

5.1. Ajudante de Manutenção: Transforma materiais diversos manualmente, quebra paredes e pisos, auxilia o bombeiro nas atividades de canalização de água e esgoto, manipula cimento e auxilia as demais funções de acordo com a necessidade das atividades.   EPI’s sugeridos : (em anexo).

5.2. Serralheria:  Executa chanframentos em peças de ferro ou galvanizadas, esmerilha materiais, corta oxi-acetileno; solda elétrica; desamassa  diversos materiais (manutenção) oriundo de setores do próprio hospital, industrialização de artefatos metálicos.   EPI’s sugeridos :  (em anexo)

5.3. Carpintaria: Constrói, monta e prepara armações em geral, móveis, portas, janelas, venezianas, batentes, portões, bancos e outras peças de madeira. Utiliza furadeira elétrica para furar madeiras, serra elétrica, manipula vernizes e seladores.   EPI’s sugeridos :  (em anexo).

5.4. Mecânica: Executa limpeza, conservação e conserto de máquinas tais como motores de carros e caminhões da VOT, troca de pneus  dos veículos, lubrifica peças com óleos e graxas, executa pequenas soldas em latarias dos veículos.   EPI’s sugeridos : (em anexo).

5.5. Eletrônica: Manutenção e/ou reparo de aparelhos eletrônicos, instala motores elétricos e instalações em geral :   EPI’s sugeridos :  (em  anexo)              

5.6. Caldeira: Executa abertura e fechamento de válvulas para manobras das caldeiras, teste da válvula de segurança; controle do óleo (BPF); ensaio da quantidade da água nas caldeiras.   EPI’s sugeridos : (em anexo).

5.7. Pintura: Executa pinturas em paredes, pisos ,portões , solicitados por outros setores. Raspa e lixa superfícies para posteriormente serem pintadas. Utiliza pinturas à base de pistola .   EPI’s sugeridos : (em anexo).

5.8.  Refrigeração:  Manutenção de aparelhos de ar condicionados, consertos de motores de geladeiras e freezer, utiliza gás para refrigeração, solda oxi-acetileno.   EPI’s sugeridos : (em anexo).                                              

5.9.  Bombeiro Hidráulico: Instala canalizações de redes de água, esgoto, ar comprimido, vapor e vácuo, efetua pequenas soldagens com oxi-acetileno na instalação da rede de oxigênio.   EPI’s   sugeridos: (em anexo).

5.10. Jardinagem: Apara gramas, retira folhagens secas, rega os jardins, cuida da limpeza em geral dos jardins.   EPI’s sugeridos : (em anexo).


02/03
5.11.Transporte: Transporta materiais de setores diversos, auxilia no transporte de pacientes para o hospital, abastece os veículos, traz alimentos vindos da central de abastecimento.   EPI’s sugeridos : (em anexo).

6. ANEXO II:
Riscos nas atividades de obras e manutenção.


ESPAÇO  RESERVADO  PARA  INFORMAÇÕES  RELATIVAS  À  ESTA  O.S.S.M.T.:

Ordem de Serviço sobre manutenção Hospitalar

Nenhum comentário:

Seguidores