quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Acessos temporários de madeira

INTRODUÇÃO


Os acessos temporários de madeira utilizados na indústria da construção são superfícies de passagens para trânsito de pessoas de um local para outro. Se forem construídos inadequadamente, podem
levar seus usuários a riscos de acidentes do trabalho.
 
Visando contribuir para a melhoria das condições de segurança nos canteiros de obras, a FUNDACENTRO elaborou este capítulo que tem pó objetivo facilitar o entendimento e fornecer os procedimentos
técnicos seguros para a construção, a utilização, o transporte e a manutenção dos acessos temporários para trânsito de pessoas.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

As recomendações a seguir aplicam-se aos quatro tipos de acessos temporários de madeira mais utilizados na indústria da construção:escada de uso individual, escada de uso coletivo, rampas e passarelas.
• Na construção de acessos temporários de madeira observam-se cuidados especiais com a madeira a ser utilizada, que deverá ser de boa qualidade, estar completamente seca, e não apresentar nós erachaduras que venham a comprometer sua estabilidade.
• Para a conservação de escadas, rampas e passarelas recomenda-se, de preferência, aplicar duas demãos de verniz claro ou óleo de linhaça quente. É proibida a pintura com tinta, pois ela poderiaencobrir nós, rachaduras e eventuais defeitos da madeira.
• Para a manutenção de condições seguras de uso, recomendamse inspeções freqüentes nos acessos temporários de madeira. Na utilização dos acessos temporários de madeira, efetuar a limpeza do solado dos calçados quando estiverem sujos e/ou impregnados com quaisquer materiais que possam provocarescorregões.
• As superfícies de passagem deverão ser dotadas de sistema antiderrapante para evitar que o trabalhador escorregue – chanfros, fitas adesivas antiderrapantes, ranhuras, réguas, frisos, entre outros,devem ser adequados a cada tipo de superfície de passagem (escadas (degraus), rampas e passarelas).
• As partes estruturais das superfícies de passagem que serão tocadas pelas mãos dos trabalhadores (montantes das escadas de uso individual (de mão), corrimão das rampas, passarelas e escadas de usocoletivo) devem ser lixadas de maneira a não provocar ferimentos por farpas, rebarbas ou imperfeições.
• Os acessos temporários de madeira devem estar devidamente fixados, para que haja garantia de estabilidade.
• Somente trabalhadores qualificados devem construir os acessos temporários de madeira, para que sejam bem executados, duráveis e seguros.

Nenhum comentário:

Seguidores