terça-feira, 19 de maio de 2009

Cursos grátis x Emprego.

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda lançou, nesta segunda-feira, 18 de maio, o Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq) no estado do Rio. O secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Azaro, presidiu a solenidade da aula inaugural no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Santa Marta, unidade integrante da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec).

Na comunidade, serão qualificados 99 alunos, sendo 33 no curso de recepcionista para hotéis (com noções de inglês e espanhol) e 66 no curso de copeiro, garçom e barman. Os cursos são de 200 horas/aula.

Ao todo, o Planteq irá qualificar 3.234 educandos em 28 cursos gratuitos de capacitação profissional nos setores de Comércio e Serviços, Construção Civil, Metal-Mecânica, Indústria Naval, Turismo e Pesca, além de arranjos produtivos locais, em 56 municípios do estado.

Os cursos serão executados por instituições de educação profissional e financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

- Por determinação do governador Sérgio Cabral, criamos um plano de qualificação cujo objetivo é desenvolver cursos de capacitação de qualidade, que garanta a empregabilidade dos trabalhadores fluminenses. Com essa parceria, o sindicato dos hotéis do Rio de Janeiro, já se mostrou interessado em empregar pelo menos 100 estudantes do Planteq. Os diplomas e a qualificação farão com que nossos trabalhadores tenham mais chance de assegurar uma vaga no mercado cada vez mais competitivo - destacou o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.

O plano inclui cursos para operador de telemarketing, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, camareira, copeiro, garçom, barman, cozinheiro, pedreiro, eletricista, pintor predial, carpinteiro naval, montador, recepcionista de hotel, modelista de calçados, pintor de estruturas metálicas e maçariqueiro.

A maior parte das vagas exige ensino médio, mas também há chances para quem apenas concluiu o ensino fundamental. Os cursos destinam-se aos moradores dos respectivos municípios. Para a seleção e matrícula foram considerados os pré-requisitos exigidos para cada curso. O material didático e certificados são gratuitos.

- Os cursos são distribuídos de acordo com as vocações e potencialidades econômicas identificadas no estado, sempre visando a qualificar o trabalhador para empregá-lo ou fazê-lo gerar renda - observou Ázaro.

Participaram também da aula inaugural do Planteq, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a subsecretária estadual de Qualificação Profissional, Márcia Cristina Garcia, o secretário municipal de Assistência Social, Fernando William e o vice- presidente da Faetec, Elder Lugon.

A próxima aula inaugural acontece no dia 25, ás 10h, com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, em Campo Grande. No local, serão qualificados 66 alunos no curso de cuidador de idosos.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone da Ouvidoria do Trabalho: (21) 2332-9999.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores